domingo, 14 de março de 2010
Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino
O sistema reprodutor feminino é constituído por gónadas, os ovários, e vias genitais, a vagina, o útero e as trompas de Falópio. Externamente é constituído pela vulva.
Ovários: órgãos em forma de amêndoa, com cerca de 2 cm de largura por 4 de comprimento. No entanto, o seu tamanho varia ao longo da vida, atingindo o volume máximo no inicio da puberdade. Com o avançar da idade, os ovários tendem a diminuir e, na menopausa, atingem cerca de um terço do seu volume inicial. Encontram-se alojados na cavidade abdominal, de cada um dos lados do útero e ligados a este por pregas de tecido conjuntivo (mesentério). É nos ovários onde se formam os gâmetas femininos (oócitos).
Trompas de Falópio: Canais com 12 a 14 cm de comprimento, que se estendem desde cada um dos ovários até à parte superior do útero. Iniciam-se por uma porção em forma de funil (pavilhão) que envolve parcialmente o ovário.
Útero: Órgão musculoso e oco revestido por uma membrana mucosa chamada endométrio. Divide-se em duas partes: a superior ou corpo, mais volumosa onde vão dar as trompas de Falópio e a inferior, mais estreita, chamada colo ou cérvix que comunica com a vagina. Tem a forma de uma pêra invertida. É constituído por uma parte interna (endométrio) e uma parte externa (miométrio).
Endométrio: é a membrana mucosa que reveste a parede uterina, formado por fibras musculares lisas e estimulado por hormonas chamadas estrogénio e progesterona.
Miométrio: é a parte externa do útero, formada por tecido musculado.
Vagina: Canal muscular que faz a comunicação do útero com o exterior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário