domingo, 14 de março de 2010

Alterações corporais durante a menstruação


Pele: Os estrogénios zelam, entre outras coisas, pelas glândulas sebáceas. Estes evitam a acne e favorecem a hidratação. Mas, cerca de 12 dias antes do primeiro dia da menstruação, a testosterona deixa a pele seca. Tudo volta ao normal entre o oitavo e o décimo dia após a menstruação.

Sistema imunológico: As hormonas masculinas funcionam também como uma injecção de vitaminas. Por isso, durante a terceira semana do ciclo a mulher terá mais capacidade física e também mais resistência contra as doenças. Além disso sentir-se-á menos cansada. Durante a menstruação, a sua energia diminuirá.

Apetite: Do 15º ao 17º dia do ciclo (depois da ovulação e antes da subida dos níveis de testosterona), apetecer-lhe-á mais doces. O hipotálamo sabe que, em poucos dias, o corpo estará muito activo. Por esta altura deve comer hidratos de carbono.

Pernas: A menstruação põe fim aos dias de retenção de líquidos e ao inchaço abdominal. Tornozelos, joelhos e peito recuperam o seu aspecto normal. Nesta altura, as visitas ao WC serão mais frequentes. Isso acontecerá entre os dias 24 e 26, em pleno síndroma pré-menstrual.

Emoções: O hipotálamo controla a produção de hormonas e, além disso, constitui o centro de acção da vida afectiva. Está relacionado directamente com o cérebro. Segundo estudos de investigação norte-americanos, entre o dia 10 e 12 do ciclo (a segunda semana) a mulher estará mais sensível às endomorfinas (tranquilizantes naturais presentes no organismo). E o paladar e a audição encontram-se mais afinados do que nunca. Com a ovulação, o organismo é invadido pela progesterona. Esta hormona tem uma acção pacificante sobre o sistema nervoso, diminuindo a necessidade de actividade e tornando a mulher mais caseira e intimista.

Cabelo e unhas: Devido aos estrogénios, o cabelo fica mais bonito e as unhas mais fortes, duas semanas no meio do ciclo, especialmente os dias 8 a 10.

Estômago: A progesterona, que se encontra nas veias graças à ovulação, torna a digestão uma tarefa árdua. Durante a 4ª semana do ciclo a mulher pode ter enjoos e náuseas. Além disso, durante esta altura digere-se mal as gorduras e o álcool tem um efeito mais rápido.

Um comentário:

  1. Isto é verdade? Não fazia a mínima ideia... ah! bom blog... kontinuem...

    ResponderExcluir